cover
Tocando Agora:

Palmeiras reencontra Chelsea no Mundial após caminhos bem diferentes entre as duas equipes

Com base mantida e projeto sólido, Palmeiras revê Chelsea em meio à instabilidade dos ingleses Palmeiras reencontra o Chelsea no Mundial após três anos ...

Palmeiras reencontra Chelsea no Mundial após caminhos bem diferentes entre as duas equipes
Palmeiras reencontra Chelsea no Mundial após caminhos bem diferentes entre as duas equipes (Foto: Reprodução)

Com base mantida e projeto sólido, Palmeiras revê Chelsea em meio à instabilidade dos ingleses

Palmeiras reencontra o Chelsea no Mundial após três anos

Três anos e meio após decidirem o título do Mundial de Clubes de 2021, Palmeiras e Chelsea voltam a se enfrentar. O duelo acontece nesta sexta-feira (4), às 22h (de Brasília), no Lincoln Financial Field, nos Estados Unidos.

Desta vez, as circunstâncias são outras. O Palmeiras chega com um projeto consolidado, enquanto o Chelsea passa por mais uma reformulação. Os caminhos tomados por ambos, desde a final anterior, revelam realidades opostas.

O time brasileiro manteve sua base e estrutura. Dos que estiveram em campo em 2021, nove seguem no elenco — entre eles, nomes como Weverton, Marcos Rocha, Mayke, Raphael Veiga e Gustavo Gómez, mesmo que alguns estejam fora da partida por lesão ou suspensão.

Estabilidade de um lado, reformulação do outro

Do lado inglês, o cenário é de instabilidade. Após a venda do clube por Roman Abramovich, o Chelsea passou por seis treinadores diferentes. A atual gestão, liderada por Todd Boehly, ainda busca equilíbrio e resultados.

A diferença nos elencos é nítida. Desde a final, o Chelsea utilizou 87 jogadores, contra 68 do Palmeiras. Enquanto os ingleses mudaram o elenco constantemente, o Verdão apostou na continuidade e reforços pontuais.

Paulinho e Vitor Roque chegaram como grandes investimentos, mas somam-se a uma base vencedora. No Chelsea, a política de contratar promessas segue forte, com João Pedro próximo de ser inscrito, além da negociação por Jamie Bynoe-Gittens e Estêvão, já contratado para o futuro.

Paulinho comemora seu gol contra o Botafogo, no Mundial de Clubes. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Retorno marcado por contrastes

Apenas um jogador do elenco atual do Chelsea estava na decisão de 2021. No Palmeiras, 31% do elenco ainda é o mesmo. A longevidade do trabalho de Abel Ferreira é um dos pilares do sucesso recente do clube.

Na final anterior, o Chelsea venceu na prorrogação. Agora, o Palmeiras tenta reescrever a história. Com um elenco maduro e acostumado a decisões, o Verdão aposta na força do projeto para sair vitorioso.