cover
Tocando Agora:

Nem Neymar é unanimidade: estudo revela os jogadores mais populares e impopulares do Brasileirão entre outros jogadores no Instagram

A análise trouxe dados curiosos sobre quem segue quem, além de mostrar que nem sempre a fama com a torcida se reflete entre os colegas de profissão. Um estu...

Nem Neymar é unanimidade: estudo revela os jogadores mais populares e impopulares do Brasileirão entre outros jogadores no Instagram
Nem Neymar é unanimidade: estudo revela os jogadores mais populares e impopulares do Brasileirão entre outros jogadores no Instagram (Foto: Reprodução)

A análise trouxe dados curiosos sobre quem segue quem, além de mostrar que nem sempre a fama com a torcida se reflete entre os colegas de profissão.

Um estudo inédito divulgado pelo Bolavip Brasil revelou quem são os jogadores mais populares e menos populares do Brasileirão entre os próprios atletas no Instagram. A análise trouxe dados curiosos sobre quem segue quem, além de mostrar que nem sempre a fama com a torcida se reflete entre os colegas de profissão.

Neymar é o mais popular entre os jogadores de futebol

Mesmo sendo o brasileiro mais popular do mundo na rede social, com mais de 233 milhões de seguidores, Neymar não é unanimidade entre os jogadores da Série A. Ainda assim, o camisa 10 segue como a maior referência do futebol nacional: dos 50 jogadores analisados no levantamento, 39 seguem Neymar, fazendo dele o atleta mais seguido do estudo.

O estudo também chamou atenção pelo grupo de atletas que não acompanha Neymar no Instagram. Entre os 11 jogadores brasileiros que não seguem o craque estão nomes como Léo Ortiz (Flamengo), Matheus Pereira (Cruzeiro), Paulinho (Palmeiras), Hércules (Fluminense), Arthur Cabral (Botafogo) e Léo Jardim (Vasco), o que surpreende pelo peso do jogador na história recente do futebol brasileiro.

Ser seguido por Neymar, por sua vez, é privilégio restrito. Apenas 14 dos 50 jogadores do estudo recebem o follow do astro. Desses, somente sete nunca atuaram ao lado do camisa 10, como Kaio Jorge (Cruzeiro), Yuri Alberto (Corinthians), Arrascaeta (Flamengo), Jean Lucas (Bahia), Fabrício Bruno (Cruzeiro) e Lucas Piton (Vasco).

Hugo Souza é o “boa praça” do Instagram

O estudo descobriu que, tirando Neymar, Hugo Souza, do Corinthians, pode ser considerado o mais popular de todos os jogadores analisados no estudo. Afinal, o goleiro é seguido por outros 22 jogadores do Brasileiro, de um total de 50, excluindo dos 22 os colegas de elenco do Corinthians.

O que diferencia Hugo Souza é também o fato de fazer a linha “me segue que eu te sigo”: ele é o segundo mais seguido e o jogador que mais segue outros jogadores considerados no estudo: 27 de 50.

Hugo Souza, goleiro do Corinthians. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Isidro Pitta se destaca pela baixa popularidade entre jogadores

Na outra ponta do ranking aparece Isidro Pitta, do Red Bull Bragantino. O atacante paraguaio é o menos popular entre os jogadores do estudo, não sendo seguido por nenhum dos outros 49 atletas avaliados. Além disso, ele segue apenas Neymar, sem manter vínculos digitais com outros colegas do Brasileirão.

O estudo descobriu que a nacionalidade pesa para jogadores se seguirem no Instagram. Dos 50 jogadores analisados, 11 são estrangeiros e eles tendem, quando seguem atletas com os quais nunca jogaram, a acompanhar jogadores nascidos no mesmo país. Os brasileiros também demonstram preferência por seguir outros brasileiros. Arrascaeta, do Flamengo, é o único que consegue furar a bolha: é seguido por 22 jogadores, sendo 17 companheiros e ex-companheiros, além de um argentino (Garro) e quatro brasileiros (Neymar, Bidon, Caio Alexandre e Pablo Maia).

É possível colegas de um mesmo elenco não se seguirem no Instagram? Sim.

O estudo identificou casos de jogadores que, mesmo dividindo o mesmo vestiário, não se seguem na rede social. O exemplo mais emblemático é o de Luciano Juba e Jean Lucas. Os dois são companheiros de time no Bahia desde 2024, mas não mantêm vínculo no Instagram.

Outro caso que chama a atenção envolve Rossi e Plata, goleiro e atacante do Flamengo. Companheiros de elenco desde 2024, Rossi segue Plata no Instagram, mas a relação não é recíproca, já que o equatoriano não segue o argentino.

Metodologia

Para o levantamento, o Bolavip Brasil considerou 50 jogadores em atividade no Brasileirão, selecionando os 50 de maior valor de mercado de acordo com o site Transfermarkt, todos com ao menos 38 partidas no Campeonato Brasileiro e perfil oficial ativo no Instagram.

Na sequência, foi verificado quais jogadores cada atleta segue dentro desse grupo de 50, totalizando 1.225 checagens. A checagem foi atualizada pela última vez em 9 de fevereiro.